
A Cerâmica Portuguesa – Tudo o que precisa saber
Neste artigo irá encontrar tudo o que precisa de saber sobre a Cerâmica Portuguesa!
Das várias origens orgânicas da cerâmica, escolher a sua loiça pode ser um desafio, pois existe uma grande variedade de artigos cerâmicos no mercado: porcelana, grés e faiança.
Saiba qual o material adequado para seu estilo de vida e design de cozinha.
O conceito de cerâmica significa terra cozida ou argila cozida e consiste na arte de produzir objetos utilitários ou decorativos a partir do barro. Fruto de inúmeras formações geológicas, existem argilas de diversas composições químicas, com diferentes aspectos, diferentes bases de argila, diferentes combinações. A maioria deles ainda não está pronta para processamento, por isso são preparados com outras matérias-primas como caulim, feldspato ou areia, dependendo do resultado final desejado. Diferentes combinações resultam em produtos finais muito diferentes.
Porcelana
É um tipo de cerâmica feita de matérias-primas de alta pureza, como argila branca de alta qualidade, quartzo e feldspato. São enfornadas duas vezes: primeiro a 850°C e uma segunda vez acima de 1300°C, o que lhe confere a cor branca.
A porcelana é o material mais utilizado em louças e o material mais comum em residências, restaurantes e hotéis.
Faiança
A origem do nome Faiança vem da cidade italiana de Faenza, que é uma cerâmica branca semelhante à porcelana. Sua composição contém caulim e outros ingredientes, resultando em um material menos puro que a porcelana. É um material mais plástico que fica cinza quando cru e fica branco durante o cozimento.
A sua fabricação não requer temperaturas tão altas de 1050° a 1150°C graus. Por ser um material muito poroso, tem que passar por um processo de vitrificarão para torná-lo impermeável e mais durável. Em seguida, é pintada com esmalte ou verniz e passa por uma segunda queima em temperatura inferior à primeira, em torno de 850ºC.
Uma das principais vantagens da cerâmica são as grandes possibilidades de peças decorativas, que podem ser pintadas ou metalizadas em diversas texturas e cores vivas.
As matérias-primas que compõem a faiança, existem em abundância em Portugal, sendo por isso um produto tradicional que podem ser vistos nas mesas e paredes (na forma de azulejos) das casas portuguesas, desde o século XIX.
Grés
Origem de argilas não refinadas e possui uma textura mais arenosa que a argila da qual é feita a porcelana, por conter mais areia na sua composição.
Este é um produto cerâmico feito a partir de argila de grãos finos, uma pasta plástica, de baixa porosidade que suporta altas temperaturas.
Queima em altas temperaturas entre 1.100 e 1.300º C até adquirir a consistência de vidro, processo chamado de vitrificarão. Pode ser pintado em cores vibrantes com várias texturas de esmalte, como brilhante, acetinado ou fosco.
O grés resulta num material forte e
resistente a estilhaços, ideal para servir pratos, cozinhar, assar ou armazenar líquidos, ir ao microondas à maquina de lava-louças, forno e até refrigerar, evitando a exposição a mudanças bruscas ou extremas de temperatura
A Ceramirupe Cerâmicas dedica a sua produção à Cerâmica Portuguesa, nomeadamente ao grés porcelânico de alta qualidade com vidrados reativos, como decorativos para o seu lar como, pratos, tigelas, travessas, saladeiras, jarros, copos, canecas, chávenas entre muitos outros para o canal HORECA. Certifique-se que apresenta e dá a conhecer aos seus clientes o melhor da cerâmica Portuguesa!
Os nossos produtos são característicos pela cerâmica de design inovador e tradicional no fabrico manual e sustentável. A partir dos melhores recursos naturais em Portugal são desenvolvidos os nossos produtos Tableware e Home Accents.